sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pesadelos, porquê?

Diz a Wikipedia que "Pesadelo - é um sonho penoso com sensação de opressão torácica e dispneia, terminando por um despertar sobressaltado ou agitado e com ansiedade.
É uma perturbação qualitativa do sono (parasónia), na maior parte das vezes de origem psicoafetiva, embora não seja de excluir a sua etiologia comicial.
...
A fonte dos pesadelos são uma serie de pensamentos negativos que quando armazenados em grande escala tomam conta dos pensamentos enquanto se dorme em forma de imagens e sons criados pelo cérebro."
Pois esta noite foi assim!!! Cheia de pesadelos! Acordei à 01.30 da manhã a gritar! Devia ser só na minha cabeça mas a verdade é que não dormi mais descansada!
E isto porquê? Porque acho que ainda não ultrapassei o que se passou no dia 26 de Dezembro!
Passo a explicar...
A minha relação com a minha mãe sempre foi muito difícil, pois esta sempre projectou em mim as suas frustrações. Mas sempre fui perdoando as coisas horríveis que ela me dizia, pois, tal como diz a minha avó "ela é tua mãe"! E por respeito e consideração à minha avó (que sempre fez o papel de mãe e pai) lá fui eu perdoando e recuando!
Já fiquei vários periodos sem falarmos, mas as coisas voltavam ao mesmo. Eu recuando e ela ofendendo, criticando todas as minhas acções, como mãe, como mulher, como dona de casa!!!
No ano passado achei que já tinha uma certa idade para parar de ouvir desaforos de uma pessoa frustrada e mal resolvida. Quando ela me diz que "precisamos de falar" disse para comigo prórpria: "normalmente isto significa que tu podes dizer o que queres e eu apenas abano a cabeça, mas desta vez não vai ser assim"! E assim foi, ela disse o que queria e eu também. Foi o caos, caiu o carmo e atrindade, a montanha pariu um rato, etc. Podem imaginar o resto.....a partir desse dia, apenas estávamos juntas em dias de aniversários e outros que tais...No dia 26 de Dezembro,  tive uma discussão horrenda com a minha mãe, à qual a minha filha mais velha (agora com 16 anos), assitiu. 
Como sempre, ela achava que podia dizer o que queria e ofender qualquer um e nós temos que ouvir e calar. Enquanto foi comigo, foi uma coisa, agora quenado envolve a minha prole a coisa rola de maneira diferente. A discussão foi de tal forma, que a minha mãe perdeu a cabeça e me deu uma bofetada!!! Normal no meio de uma discussão acessa. O problema foi quando eu lhe disse "isso já não me magoa, não há nada mais que possas fazer ou dizer que alguma vez me vais conseguir magoar mais!!!" E o que se passou a seguir foi algo surreal: deu-me uma dentada na cara!!!!!!!!!!!! Sim uma dentada! Fiquei mais de uma semana marcada na minha cara (tenho fotografias mas tenho vergonhas de as publicar!) 
Sim a minha filha assistiu a tudo e a ideia que ela tinha da avó (que apesar a minha relação ela ainda mantinha um relacionamento com a avó) desmoronou-se!!! Isso afectou-a de tal modo que até os professores notaram que ela anda mais triste!!!
E têm sido assim os meus dias, uns melhores onde nem sequer me lembro do que se passou, e outros em que não consigo parar de pensar! Tantas foram as noites passadas a chorar por não entender!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blog só faz sentido com feedback dos meus leitores. Por isso comentem, sugiram, critiquem!
No entanto, agradeço moderação na linguagem, uma vez que este é um blog familiar.
Obrigada