segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Obesidade

Hoje a Mafalda Pinto Leito no seu facebook dizia o seguinte:
Ontem tive uma experiência devastadora... Passei a manhã no ZooMarine com as crianças. Como estava com a bebé fiquei sentada á sombra enquanto se divertiam. Passei o tempo todo a olhar para as pessoas que lá estavam... O meu coração ficou apertado. No meio de centenas de mulheres vi 4 SIM SÓ 4 magras, tonificadas com um ar saudável. E eram ou nórdicas ou do leste. O povo português está gordo, ou melhor obeso. Aliás famílias inteiras. Como é que deixamos chegar a este ponto? Todos sabemos o que nos faz bem comer e o que faz mal... Certo?
Fiquei com pena das crianças que já não conseguem andar direito por serem tão pesados. Das miúdas de bikini com os pneus todos á mostra, já nem vergonha tem. Isso é assustador!!! Eu lembro-me de quando era mais nova era raro haver pessoas gordas, hoje em dia é a norma.
A gordura faz com que morremos mais cedo, problemas cardíacos, diabetes, respiratórios, etc....

Durante este mês vou lançar diariamente desafios fáceis para uma melhor alimentação, para ajudar na perda de peso, detox, etc...No fundo para um estilo de vida mais saudável 
Partilhem com as vossas amigas e amigos para juntos nos tornarmos mais saudáveis e felizes! 

Não tardaram as "bocas" e ao que ela responde:
Pessoal depois do feedback do ultimo post aqui fica:
Quando falei em ter vergonha não me expliquei direito.. Eu depois de ter 4 filhos e perdido um (com 6 meses de gestação) tenho um corpo que está longe de magro e a demorar muito, mesmo com uma alimentação saudável, a voltar ao sítio. Mas tenho consciência do meu estado, e quero diariamente fazer escolhas acertadas quando chega a alimentação pois quando se tem 4 filhos e trabalha realmente não sobra muito tempo para exercício.
Quando falo em vergonha falo nas escolhas, de ir comer as pizzas, as batatas feitas os refrigerantes em vez de comer a fruta, a sopa, etc...
Vejo nos meus filhos mais velhos a dificuldade em manter uma alimentação saudável, especialmente na escola. Até em beber agua durante o dia.
Eu vim levantar o pano de uma epidemia. Que tem a ver com alimentação processada. Essa sim a causa de doenças mortais.
E através de mais um desafio, que achava fácil de completar pois era barato e ao alcance de toda a gente... Durante o dia de hoje comer 3 peças de fruta.
Por isso mais uma vez desculpem as pessoas que me interpretaram mal. Só queria que comessem mais fruta durante o dia de hoje.. Eu vou fazê-lo . Não com o intuito de dieta mas com a vontade de ter um dia a dia mais saudável 


Acho que todas deveriam ver este filme. Mudou muito a minha maneira de pensar sobre alimentação.


http://www.metacafe.com/watch/6440635/food_matters/




Já dizia o Jaime Oliver há algum tempo e todos o chamaram de louco. A verdade é que as coisas demoram a chegar a Portugal, mas também chegam. A comida das escolas deixou de ser confeccionada pelas tradicionais cozinheiras, para ser distribuída por cadeias de Catering. Isto faz com que as sopas seja pré-feitas e a comida seja à base de fritos. Nem era tão mal se as pessoas compensassem em casa. As minhas filhas (uma com 17 e outra com 4) adoram fruta e comem 3, 4, 5 peças por dia. Sopa não falta em casa e o resto nada de Knorr's e essas coisas. Vejo muitas mães das crianças das escolas delas e já nem cozinham. jantam foram, ou "vão buscar". Para mim é um prazer cozinhar para as minhas filhas e vê-las a serem saudáveis!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blog só faz sentido com feedback dos meus leitores. Por isso comentem, sugiram, critiquem!
No entanto, agradeço moderação na linguagem, uma vez que este é um blog familiar.
Obrigada