terça-feira, 21 de maio de 2013

Popybox


A PopyBox é um serviço inovador que leva um conjunto de miniaturas de produtos de beleza surpresa até casa das consumidoras. Acreditamos que, experimentar antes de comprar é o futuro do mundo da cosmética. Às nossas clientes, propomos um serviço de descoberta, uma nova forma de estarem informadas e poderem experimentar as novidades que as melhores marcas de cosmética lançam no mercado, com a vantagem dos produtos serem entregues em casa.
A PopyBox trata-se pois, de um serviço inovador, criado para satisfazer a mulher contemporânea que visa desfrutar da sua beleza de uma forma mais intensa.
Como surgiu esta ideia?Durante 2 anos, o Miguel, líder do projeto, foi o responsável comercial numa multinacional que distribui marcas seletivas de cosmética. Ao tomar contacto com o conceito a nível internacional, rapidamente se apercebeu do valor do mesmo para as marcas e consumidoras. Verificou o sucesso que as BeautyBox estavam a ter a nível internacional e achou um desafio muito interessante.
No fundo este kit é um conjunto de vários produtos já existentes no mercado.
Qual é a mais-valia da PopyBox?
Este modelo tem como objetivo aproximar as marcas das consumidoras e vice-versa. Tem demonstrado uma enorme eficiência no momento em que novas referências são lançadas no mercado, proporcionando uma ativação muito rápida junto do seu público-alvo. Por outro lado, as mulheres executivas hoje em dia não têm muita disponibilidade e com a vasta gama de produtos disponível no mercado, pode ser difícil tomar as decisões mais acertadas. Optar pelo produto errado, muitas vezes, revela-se caro. A nossa equipa pretende facilitar a escolha e evitar este tipo de enganos, proporcionando uma forma inteligente de comprar produtos de cosmética, ficando também a par das últimas novidades e tendências do mundo da cosmética.
Para cada caixa um preço distinto ou existe um preço por categoria de kit?
Funcionamos por edições e o valor das duas primeiras edições é de 12,50 € mais portes de envio.
Como podemos comprar uma PopyBox?Recordamos que este serviço, nesta fase, apenas se encontra disponível para o universo feminino. Para encomendar uma PopyBox tem de se encontrar registada na nossa comunidade. Para tal, terá de solicitar um convite em www.popybox.pt e preencher de seguida o nosso quiz de beleza para que possamos identificar um perfil, i.e., quais as suas características e preferências. Depois de identificado um PopyStyle, fica automaticamente registada na nossa comunidade recebendo todas as nossas novidades e podendo encomendar uma PopyBox quando esta se encontrar disponível.
A primeira leva de PopyBox foi um sucesso e acabou por esgotar. Porque razão tiveram que interromper a produção?
Como afirmámos acima, funcionamos por edições. Todas as edições têm quantidades limitadas e por isso, o stock, mais cedo ou mais tarde, acaba por esgotar. Na primeira edição, não contávamos que as 500 unidades disponíveis esgotassem no primeiro dia em que foi colocada à venda e em apenas 11 horas…
385427_348252358588273_994852128_n
E quanto a fornecedores… uma PopyBox nacional está nos vossos planos?
Seria muito interessante essa ideia de disponibilizar uma PopyBox com produtos exclusivos de Portugal. Mas, infelizmente a nossa indústria cosmética é muito limitada, o que achamos impossibilitar, à partida, essa ideia.
Qual a vossa estratégia de divulgação deste produto?
Toda a divulgação é feita online. Também por sermos um serviço muito atual, sentimo-nos como um peixe na água nestas novas plataformas. Para além de um site corporativo que conta com um blogazine (uma mistura de um blog + magazine), estamos presentes em 4 redes sociais: Facebook, Pinterest, Youtube e Twitter. Mas, mais importante e interessante é ver o nosso modelo a funcionar a nosso favor, quando são as próprias pessoas que se tornam embaixadoras da nossa marca e divulgam o nosso serviço à sua rede.
528146_339939212752921_790007679_n
Quantas pessoas estão envolvidas neste projeto?Já passaram pelo projeto cerca de 12 pessoas. Foi através de um brainstorming e de uma constante adaptação que chegámos ao modelo que hoje apresentamos. Atualmente, somos 2 pessoas a tempo inteiro e outras 5 que atuam como freelancers em áreas muito específicas e nas quais têm umknow-how relevante.
Como empreendedores a colocar este produto no mercado, quais têm sido as dificuldades mais sentidas?
Portugal está a passar por uma fase bastante complicada e difícil. Todas as decisões levadas a cabo, obviamente que não podem deixar de ter isso em conta. Vamos destacar duas dificuldades sentidas que podem de certa forma ser culturais. Em primeiro lugar, a quantidade de “nims” ou inexistência de respostas o que representa uma enorme falta de decisão da parte das pessoas responsáveis. Em segundo lugar, a passividade e impotência relativa à lentidão e inexatidão com que muitos processos ocorrem.
Obteve apoios para arrancar com este projeto?Estes tipos de projetos implicam um conjunto de investimentos faseados. Isto quer dizer, que ao longo do tempo, cada vez que ummilestone é alcançado, é efetuada nova tranche de investimento. Nesta fase, todo o investimento realizado foi sob a forma de capitais próprios.
PopyBox é uma marca ou uma empresa?
Uma marca 100% portuguesa!
O que é esperado do futuro da PopyBox?
A pergunta de 1 milhão de euros! Mesmo a nível internacional, o modelo de negócio é ainda bastante recente. Por si só, o modelo já é disruptivo suficiente. Além disso, cria um enorme valor ao estabelecer a ligação entre o mundo real e a internet. Dito isto, a curto prazo pretendemo-nos focar numa única oferta, pois acreditamos que existe ainda espaço para melhorar e a adaptar ao nosso mercado.
A médio prazo, facilmente vislumbramos duas oportunidades: a replicação do modelo no mesmo mercado em outros segmentos ou negócios, exemplo de uma caixa masculina ou porque não de artigos gourmet?
Popybox_620x446
POPYBOX
Responsáveis da área de negócio:
Miguel Pinto Mateus
Criada em 2012 e com sede em Lisboa.
WebSite: www.popybox.pt 
E-mail: popybox@popybox.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blog só faz sentido com feedback dos meus leitores. Por isso comentem, sugiram, critiquem!
No entanto, agradeço moderação na linguagem, uma vez que este é um blog familiar.
Obrigada