terça-feira, 8 de julho de 2014

que futuro será o nosso??? e o deles?

Ás vezes tenho a sensação que estamos a educar imbecis. Desculpem o meu tom rude, mas é a cru que exponho o meu ponto de vista.

"Como raciocinar é algo que pode ser cansativo e que não dá prazer imediato, ...,  e como resultado disto, uma grande massa de jovens alienados e ignorantes, prontos para receber qualquer comandos dos detentores do poder sem questionar nada, ou seja, pão e circo para todos se tornarem bobos e sustentarem déspotas eternamente....
Hoje não há incentivos ao conhecimento, por ele ser mais complicado de adquirir, mas isto em tese, pois a facilidade de adquirir conhecimento atualmente é enorme, mas a preguiça de pensar é mais forte do que a sede pelo saber, fora que o saber, na mente de pessoas incultas, não é algo tão útil e nem é divertido, mas estas pessoas, são condicionadas a ver a vida como um parque de diversão, é só notar como a mídia e outros agentes propagadores de ideias martelam diariamente esta necessidade louca de apenas se divertir, deixando todo o resto para lá, pois não devemos pensar em nenhum momento no futuro, só viver o presente e que se dane planejamento e outras coisas vistas como atraso de vida ou atividades infrutíferas e sem graça."

Ler aqui!

E a verdade é essa mesmo. Levamos os nossos filhos a todo o lado, sem os fazer desenrascar para nada, o resultado é que chegam aos 18 anos e não sabem apanhar um autocarro, comboio, nada!. Deixamos as refeições prontas, não os ensinamos a preparar as refeições. Quando se sentam à mesa acham que a comida caiu do céu. A roupa aparece lavada, dobrada e metida nas gavetas. Nada lhes damos nada para fazerem por eles. Para aprenderem, para fazerem apenas porque sim! Porque a mãe e o pai estiveram a trabalhar todo o dia e as tarefas (todas) têm que ser divididas por todos! A mãe faz o jantar, o puto põe a mesa. E porque não arrumar a cozinha de vez em quando para ver o que custa e para o pais poderem relaxar um pouco. Os nossos putos precisam dobrar a roupa, aprender a passar a ferro, entre outras coisas. E nós, como pais, como educadores, como fabricantes das pessoas do futuro, temos essa obrigação! Pois um dia vamos estar do outro lado, do lado que em precisa que cuidem de nós! E sabem o que vai acontecer? Vai ser "uma seca", vai "dar trabalho" e como eles já olham para nós como alguém que já não lhes dá o que eles querem (não o que eles precisam) vamos sofrer na pele tudo aquilo que não os ensinamos a fazer, apenas e só porque para nós também é "mais fácil" fazermos do que os ensinarmos.
Isto vai-nos custar muito caro um dia.
A minha geração tinha que se desenrascar! Ou aprendíamos a apanhar transportes para ir ter com os amigos ou morríamos de tédio. Os jovens de hoje preferem morrer de tédio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blog só faz sentido com feedback dos meus leitores. Por isso comentem, sugiram, critiquem!
No entanto, agradeço moderação na linguagem, uma vez que este é um blog familiar.
Obrigada