segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Bullying no local de trabalho

Olá!!
Hoje falo-vos num tom mais sério. Falo de um problema que me toca pessoalmente e que, provavelmente, até já vos aconteceu a vós!

O Bullying no local de trabalho!
Muitas vezes camuflado, depende de quem o faz, mas está lá!

No meu caso é bem nítido!

Abaixo deixo um artigo bastante interessante que li! Sublinhado a amarelo (mais abaixo no texto) estão situações que já me aconteceram ou que ainda estão a acontecer!



O bullying no local de trabalho pode ser definido como:
“A exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego”.
Margarida Maria Silveira Barreto (2000), Médica do Trabalho
O bullying no local de trabalho freqüentemente envolve o abuso ou mau uso do poder. A prática do Bullying inclui comportamentos que intimidam, denigrem, ofendem ou humilham um trabalhador, normalmente na frente de outras pessoas.  A prática do bullying cria sentimentos de impotência no alvo e minimiza o direito do indivíduo à dignidade no trabalho.
È importante lembrar que a prática do bullying é diferente da agressão. Enquanto a agressão pode significar um ato isolado, a prática do bullying requer ataques repetitivos contra o alvo, criando um padrão de comportamento que nunca se acaba.
Outro ponto importante a ser levado em consideração é que chefes “durões” ou “exigentes” não são necessariamente bullies/agressores, uma vez que suas motivações principais são conseguir o melhor desempenho de seus funcionários.
Além disso, muitas situações de bullying envolvem funcionários agredindo seus próprios colegas, ao invés de um supervisor ou chefe intimidando um funcionário.
É muito interessante notar que a prática do bullying no local de trabalho é frequentemente dirigida a alguém de quem o agressor tem medo. O alvo muitas vezes nem percebe que está sendo agredido porque o comportamento pode ser camuflado através de críticas triviais e ações isoladas que ocorrem atrás de portas fechadas.
Alguns exemplos de comportamentos de bullying no local de trabalho:
Críticas não cabíveis
Culpar o funcionário sem uma justificativa real
Ser tratado de forma diferente da sua equipe de trabalho
• Ser alvo de xingamentos
Ser excluído ou isolado socialmente
Ser alvo de gritos ou ser humilhado
Ser alvo de piadas
• Ser constantemente e excessivamente vigiado
Como a prática do Bullying no local de trabalho afeta as pessoas
Alvos da prática do bullying vivenciam sérios problemas físicos e mentais:
• Alto stress; desordem de stress pós-traumático
• Problemas financeiros causados por faltas
• Baixa auto-estima
• Problemas musculares
• Fobias
Dificuldades para dormir
• Alto índice de depressão/auto-acusação
Problemas de ordem digestiva/alimentar

Quando isto começou a acontecer, há cerca de 2 anos, a primeira coisa que me acontecia quando chegava ao carro era vomitar. Depois passou para o comer excessivamente. Engordei 12 Kg à custa desta situação!
Até que cheguei a uma conclusão! Quem sofre sou eu!!! O que ele quer é que eu desista e me vá embora! Tenho duas filhas e isso não vai acontecer!
Posso dizer-vos que estou há 2 anos sem UMA ÚNICA TAREFA! Foram-me retiradas TODAS as minhas funções!!! E atribuídas a colegas com menos tempo de casa, menos capacidade e, posso dizê-lo, bem menos inteligência!!!
Decidi, então, ir tirar um curso de Design Gráfico para ocupar a cabeça e daí resultou que estou a trabalhar na área! a ganhar bom dinheirinho e melhor que tudo, já não me consome a peciência o facto de estar no trabalho sem nada para fazer! 
Cumpro, excrupulosamente, o horário de trabalho!!! Quanto ao que faço com o meu tempo??? Trabalho para mim! 
Por isso, quando a vida te dá limões, não te limites a fazer limonada, é aborrecido! Faz bolos, compota, e tantas outras coisas! Nós é que damos a importância que as coisas merecem!!!


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Lei de Murphy

Já tiveram um daqueles dias em que a Lei de Murphy está ao rubro???

Lei de Murphy é um adágio ou epigrama da cultura ocidental que normalmente é citada como: "Qualquer coisa que possa correr mal, então vai correr mal"

Pois eu tive uma manhã assim! 

Hoje tirei o dia para tratar da renovação da minha carta! Já me safei de uma multa uma vez (devido ao meu charme natural, lol) mas acho que não me safo de outra!
Pois bem, fui levar a L ao infantario e fui tirar fotos para a carta (cheguei lá estava fechado, só abria às 9.30.
Toca a voltar para casa e fazer horas. Lá vou eu outra vez...9:30, e 40 e 45 e NADA!!! O sacana do fotógrafo não abriu. Meto-me no carro e vou a outro. Trânsito. Não há lugar em lado nenhum. Lá arranjo um lugar e vou à minha vida. Lá tiro as fotos e diz-me assim o fotógrafo "agora vá tomar um cafézinho que isto vai demorar 15 minutinho". GRRRRrrrrrr!!! Lá fui tomar café! Volto a ir buscar as fotos, chego ao carro...MULTA!!!! Fónix!
Meto o envelope na mal e borá lá para o IMTT. Estaciono, caminho 10 minutos a pé e ESTÃO 1 MILHÃO DE PESSOAS LÁ DENTRO. Tiro a senha, 37 pessoas à minha frente?????? 37?????? Tempo estimado de espera, 4HORAS!!!!!!!!!!

Acham que lá fiquei? Livra!!! Vim mas é embora. Prefiro pagar a multa!!!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Primavera!!!!

Limpezas de primavera

Lá teve que ser! As limpezas de "primavera"!!! Definem-se assim porque, normalmente acontecem quando o tempo começa a aquecer! E como este ano demorou o tempo bom a chegar, também atrasou este acontecimento anual.
Aqui em casa, aproveita-se para ir buscar as roupas meia leves e escolhe-se o que é para dar para caridade, o que é para o lixo, e (no caso da minha filha mais velha) o que a mãe já não quer e que a filha gosta!!! ;)

Este ano, como decidi mudar e mobília da sala, é sinónimo de organização no novo espaço. E isso significa SEMPRE, deitar coisas desnecessárias fora. E quando digo fora, nem sempre é lixo! Até porque sou apologista de que, o lixo de uns é o tesouro de outros! Escolhe-se muito bem as coisas e colocam-se ao lado dos contentores! A minha rua é sem saída e unicamente residencial. Passadas umas horinhas e as coisas já lá não estão!!!

E com uma criança de 3 anos em casa não é muito fácil esta tarefa!!!

Estamos estafados, eu e o meu gajo, mas com a sensação de missão cumprida! Agora só faltam mais umas coisinhas e esperar que venham bucar a mobília da sala! Vai para o meu irmão do meio, que está a montar casa com a noiva e precisa! E como comigo e com os meus irmãos é assim, as coisas vão rodando de uns para os outros...

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A verdadeira beleza

Foi-me mostrado este vídeo por uma pessoa que, apesar de me conhecer à, relativamente, pouco tempo, parece que me conhece muito bem!!! E por este facto posso dizer que é um AMIGO! Não vou revelar se é homem ou mulher, pois a alma não tem sexo! E acredito que as pessoas não se encontram por acaso! O vídeo retrata uma coisa muito simples....como nos vemos! Ou como, muitas vezes, somos obrigados a vermo-nos pelas nossas vivências! Obrigada A.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=WPZrVmMfFYs


Spring look

Se pudesse hoje ia trabalhar assim:
New Look1

Tell a friend

http://www.hm.com/pt/s/0549KO

Products in this look:

Sandals, Trousers, Top, JacketH;amp;Mwww.hm.com

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sou eu que corto o meu cabelo!

Como já sabem, sou eu que corto o meu próprio cabelo. Estou há um ano a experimentar com ele. Umas coisas resultam, outras, obviamente, não. Mas é com os erros que aprendo.
Não sou profissional. Vejo centenas de vídeos por semana! Sim centenas!

Para os mais curiosos, deixo uma imagem do meu último corte de cabelo! Não sou eu na imagem, mas o corte é este!
Só está um ticotinho mais pequeno!!!
O corte é mais curto da secção das orelhas para frente, deixando o comprimento para trás!
Adoro! Está muito leve! como tenho o rosto comprido como o da manequim da imagem, este estilo fica muito bem, pois as pontas flutuantes ajudam a equilibrar o comprimento do rosto.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Garnier OLIA??? Nunca mais!

Olá minhas queridas(os)!!
Fiz asneira! E por isso escrevo hoje para que não vos aconteça o mesmo!
No meu post anterior (garnier-ultra-color-sim-ou-nao) disse que ia optar pelo castanho, certo? E optei, mas não foi por aquele!
Tenho ouvido falar tanto do OLIA que decidi experimentar....uma porcaria! Detestei!!!!
Não foi esta cor que está na embalagem! É só para mostrar qual foi o produto!
O cabelo realmente fica fofinho e tal, mas.....:
- NÃO COBRIU OS BRANCOS
- FIQUEI COM A RAÍZ DE DUAS CORES
- fiquei com o cabelo da mesma cor


CONCLUSÃO? Nunca mais. Agora tenho q esperar uns dias para voltar a pintar! E quem paga o prejuízo? Eu!!!!