segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Bullying no local de trabalho

Olá!!
Hoje falo-vos num tom mais sério. Falo de um problema que me toca pessoalmente e que, provavelmente, até já vos aconteceu a vós!

O Bullying no local de trabalho!
Muitas vezes camuflado, depende de quem o faz, mas está lá!

No meu caso é bem nítido!

Abaixo deixo um artigo bastante interessante que li! Sublinhado a amarelo (mais abaixo no texto) estão situações que já me aconteceram ou que ainda estão a acontecer!



O bullying no local de trabalho pode ser definido como:
“A exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego”.
Margarida Maria Silveira Barreto (2000), Médica do Trabalho
O bullying no local de trabalho freqüentemente envolve o abuso ou mau uso do poder. A prática do Bullying inclui comportamentos que intimidam, denigrem, ofendem ou humilham um trabalhador, normalmente na frente de outras pessoas.  A prática do bullying cria sentimentos de impotência no alvo e minimiza o direito do indivíduo à dignidade no trabalho.
È importante lembrar que a prática do bullying é diferente da agressão. Enquanto a agressão pode significar um ato isolado, a prática do bullying requer ataques repetitivos contra o alvo, criando um padrão de comportamento que nunca se acaba.
Outro ponto importante a ser levado em consideração é que chefes “durões” ou “exigentes” não são necessariamente bullies/agressores, uma vez que suas motivações principais são conseguir o melhor desempenho de seus funcionários.
Além disso, muitas situações de bullying envolvem funcionários agredindo seus próprios colegas, ao invés de um supervisor ou chefe intimidando um funcionário.
É muito interessante notar que a prática do bullying no local de trabalho é frequentemente dirigida a alguém de quem o agressor tem medo. O alvo muitas vezes nem percebe que está sendo agredido porque o comportamento pode ser camuflado através de críticas triviais e ações isoladas que ocorrem atrás de portas fechadas.
Alguns exemplos de comportamentos de bullying no local de trabalho:
Críticas não cabíveis
Culpar o funcionário sem uma justificativa real
Ser tratado de forma diferente da sua equipe de trabalho
• Ser alvo de xingamentos
Ser excluído ou isolado socialmente
Ser alvo de gritos ou ser humilhado
Ser alvo de piadas
• Ser constantemente e excessivamente vigiado
Como a prática do Bullying no local de trabalho afeta as pessoas
Alvos da prática do bullying vivenciam sérios problemas físicos e mentais:
• Alto stress; desordem de stress pós-traumático
• Problemas financeiros causados por faltas
• Baixa auto-estima
• Problemas musculares
• Fobias
Dificuldades para dormir
• Alto índice de depressão/auto-acusação
Problemas de ordem digestiva/alimentar

Quando isto começou a acontecer, há cerca de 2 anos, a primeira coisa que me acontecia quando chegava ao carro era vomitar. Depois passou para o comer excessivamente. Engordei 12 Kg à custa desta situação!
Até que cheguei a uma conclusão! Quem sofre sou eu!!! O que ele quer é que eu desista e me vá embora! Tenho duas filhas e isso não vai acontecer!
Posso dizer-vos que estou há 2 anos sem UMA ÚNICA TAREFA! Foram-me retiradas TODAS as minhas funções!!! E atribuídas a colegas com menos tempo de casa, menos capacidade e, posso dizê-lo, bem menos inteligência!!!
Decidi, então, ir tirar um curso de Design Gráfico para ocupar a cabeça e daí resultou que estou a trabalhar na área! a ganhar bom dinheirinho e melhor que tudo, já não me consome a peciência o facto de estar no trabalho sem nada para fazer! 
Cumpro, excrupulosamente, o horário de trabalho!!! Quanto ao que faço com o meu tempo??? Trabalho para mim! 
Por isso, quando a vida te dá limões, não te limites a fazer limonada, é aborrecido! Faz bolos, compota, e tantas outras coisas! Nós é que damos a importância que as coisas merecem!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

O blog só faz sentido com feedback dos meus leitores. Por isso comentem, sugiram, critiquem!
No entanto, agradeço moderação na linguagem, uma vez que este é um blog familiar.
Obrigada