Ontem foi assim, das 19 às 21 até adormecer de cansaço.
Porquê? Não sei! Vinha cansada! Tem um feitio difícil! Tudo conjugado é o caos instalado lá em casa!
Se há uma coisa que não suporto são BIRRAS!!!
E estas têm sido recorrentes com a L!
Ou porque quer atenção, ou porque sim, ou porque não. São birras todos os dias!
Tenho lido muito sobre este assunto. E parece que há uma linha comum de pensamento. Se as birras são por frustração por não conseguir fazer uma tarefa, podemos ajudar a criança a realizar essa tarefa com calma, perguntando-lhe se quer ajudar e não tentar fazer por ela.
E isto tem resultado com a L.
Agora, no que toca à comida, por exemplo, ou quando ela decide chamar a atenção, aí caí o carmo e a trindade.
Quando a birra lhe pega por causa da comida, e se for daquelas incontroláveis, a solução passa por colocá-la a comer no quarto sozinha explicando que, quando ela faz birras não tem direito de comer com o resto da família. O resultado é que, passados uns minutos ela está calma e decide vir acabar a refeição connosco.
Agora quando a birra é por teimosia, ou para chamar a atenção, e esta toma proporções épicas, o castigo é ir para o quarto e proibi-la de fazer aquilo que ela mais gosta. Nestas situações não se deve, segundo os especialistas, dar nenhum tipo de atenção e retirar a "audiência", para que a criança perceba que está sozinha e que a birra não a leva a lado nenhum.
Ontem foi uma, como nunca tinha havido antes, foram quase 2 horas, com algumas pausas pelo meio. Mas quando chegou a hora de deitar foi o fim do mundo. E foi desta! Foi desta que nós a deixámos a berrar (com o nosso coração mais apertado do que nunca) até que berrou tanto que adormeceu de tão cansada que estava.
Hoje de manhã parecia um anjo! Meiga, dócil, vestiu-se sozinha, comeu o pão sem fitas. E lá foi, feita mulher crescida para a escolinha.
Isto do "tuff love" como dizem os ingleses dói que se farta, mas parece resultar.
Fico à espero do que se vai passar logo à noite!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O blog só faz sentido com feedback dos meus leitores. Por isso comentem, sugiram, critiquem!
No entanto, agradeço moderação na linguagem, uma vez que este é um blog familiar.
Obrigada